A Santana Textiles, reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade, implementou uma “ilha ecológica” para a separação de resíduos em suas instalações. Essa iniciativa representa um passo significativo na busca por práticas mais responsáveis e na redução do impacto ambiental da empresa.

O que é uma ilha ecológica?

 Uma ilha ecológica é um sistema de coleta seletiva de resíduos, projetado para facilitar a separação, o armazenamento temporário e o descarte final adequado de diferentes tipos de materiais. Na Santana Textiles, essa ilha é composta por espaços identificados por cores, em conformidade com a ISO 14.001:2015 e a Resolução Conama 275:2001, cada um destinado a um tipo específico de resíduo, como: ferro, papelão, plástico, madeira, tambores, lâmpadas e óleo.

Benefícios da ilha ecológica

 A implementação da ilha ecológica na Santana Textiles traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o meio ambiente, como a redução do impacto ambiental, promoção da economia circular, conscientização e educação ambiental.

A sustentabilidade da reciclagem proporciona evitar a necessidade de fabricar novos produtos a partir de matérias-primas (conserva os recursos naturais), onde reduz a quantidade de energia necessária para produzir e transportar tais produtos. Ao diminuir o consumo de energia, reduzem-se as emissões de gases de efeito estufa, relacionadas com sua produção.

Ações complementares

  Além da ilha ecológica, a Santana Textiles adota outras medidas para minimizar seu impacto ambiental, como:

A ilha ecológica da Santana Textiles é um exemplo de como as empresas podem adotar práticas sustentáveis para proteger o meio ambiente e construir um futuro mais verde.